Começa nesta semana a temporada 2018 do Circuito Mundial de vôlei de praia




Vôlei de Praia 2018 – O evento, criado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) em 1989, reúne duplas de todas as partes do mundo que disputam diversas etapas ao longo do ano, acumulando pontos de acordo com as respectivas colocações. O Brasil é o maior vencedor do Circuito. Foram 17 títulos nas 29 temporadas masculinas disputadas desde 1989. Já no feminino, cuja primeira edição aconteceu em 1992, o país soma 22 conquistas, deixando de ser campeão apenas em quatro oportunidades.

No ano passado, o título ficou com Evandro/André Stein no masculino e Larissa/Talita no feminino. Larissa, inclusive, é a mulher que mais venceu Circuito, com oito conquistas. Antes de ser campeã com Talita em 2017, ela faturou as temporadas de 2005, 2006, 2007, 2009, 2010, 2011 e 2012, todas ao lado de Juliana.

Desde que o Circuito Mundial passou a ser disputado nos dois naipes, apenas três vezes o Brasil passou o ano em branco tanto no masculino quanto no feminino: 1992, 2002 e 2016, quando a dupla da Letônia, Janis Smedins/Aleksandrs Samoilovs, foi campeã entre os homens e Laura Ludwig/Kira Walkenhorst, da Alemanha, conquistou o caneco feminino.

Em 2017, Larissa e Talita lideraram o ranking com folga desde o início do ano. O título da temporada foi garantido com um bronze em Viena, no início de agosto. Já no masculino, Evandro e André tiveram o caneco confirmado apenas ao final da temporada. O que pesou para a conquista brasileira foi o ouro no Campeonato Mundial da Áustria, que contou pontos para o ranking do Circuito.




Etapa da Holanda abre a competição Masculina

A primeira etapa do Circuito Mundial 2018 acontece a partir desta terça em Haia, na Holanda – os campeões serão conhecidos no domingo. A competição é enquadrada na categoria 4 estrelas, com a segunda maior pontuação do Circuito.

O voleibol brasileiro será representado por quatro times no torneio feminino e três no masculino. São eles: Elize Maia/Taiana, Bárbara Seixas/Fernanda Berti, Maria Elisa/Carol, Ágatha/Duda, Vinicius/Luciano, Guto/Vitor Felipe e Pedro Solberg/George.

 

Etapa da Holanda abre a competição Feminina

Nesta terça acontece a fase preliminar. A partir de quarta será disputado o torneio qualificatório em ambos os naipes. Haia é uma das dez etapas 4 estrelas mistas da temporada – há uma etapa só masculina em Doha em março. De 16 a 20 de maio, o Circuito Mundial desembarca em Itapema, Santa Catarina, onde acontece a etapa brasileira.









Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: